Como armazenar seus bitcoins

11/08/2016 | por Admin | em Tecnologia

cadeados-rusticos

Os usuários de bitcoin aprenderam uma valiosa lição, depois que a Bitifinex foi hackeada, no início de agosto, e perdeu quase 120 mil bitcoins de seus clientes: não manter grandes volumes sob custódia de corretoras.

Armazenar bitcoins em uma carteira conectada à Internet, também chamada de hot wallet, é fundamentalmente perigoso devido às possíveis vulnerabilidades nos sistemas de segurança da corretora.

Toda empresa que faça armazenamento em hot wallet torna-se alvo potencial para hackers, pois para liquidar ordens de compra e venda instantaneamente, torna-se necessário armazenar grandes quantidades de bitcoin online, concentrando risco e aumentando as chances de ataque.

A única opção para os traders mais frequentes é diversificar o risco e utilizar várias corretoras, além de aumentar a atenção em relação à vigilância, auditoria, seguro e questões regulatórias que envolvam o negócio da corretora.

Infelizmente, não existe outra maneira de armazenar os bitcoins que você está operando. Tenha ciência dos riscos da contraparte que você está tomando. Nestes casos, é recomendável deixar na corretora somente os recursos que você pretende negociar.

A forma mais indicada para armazenar grandes volumes de bitcoin é mantê-los em uma carteira em papel ou alguma hardware wallet.

As carteiras de papel contêm a chave criptográfica que dá acesso aos seus bitcoins e deve ser guardada em lugar seguro, como se você estivesse escondendo dinheiro embaixo do colchão. Já os hardwares de armazenamento funcionam como uma espécie de disco rígido para guardar criptomoedas. Já existem várias opções no mercado e as mais usadas são a Ledger Wallet e a Trezor.

O especialista e autor do livro “Mastering Bitcoin”, Andreas Antonopoulos, se diz bastante preocupado com a grande quantidade de pessoas que deixam recursos em corretoras.

“Meu primeiro objetivo é garantir que nenhum dos usuários simples que apenas precisam trocar moedas estejam utilizando corretoras de custódia e deixando o dinheiro lá. É arriscado, é desnecessário e esses usuários simples são os que menos têm capacidade de entender e gerenciar os riscos que estão envolvidos ao custodiar ativos digitais. Por isso, existe o slogan: suas chaves, seus bitcoins. Sem suas chaves, você não é proprietário de seus bitcoins”, diz ele.

Caso você seja um investidor ou empresa que precisa mover uma grande soma de bitcoins, a melhor forma de fazer essa operação é utilizar mercados de balcão, como a coinBR, e evitar os riscos de depositar esses recursos em uma corretora.

No modelo de negócio dos mercados de balcão as trocas são feitas de forma imediata, o que permite ao usuário liquidar suas operações sem manter recursos na corretora.

11/08/2016 Compartilhar