Taxas de processamento mais altas são essenciais para a manutenção do blockchain

05/04/2016 | por Admin | em Tecnologia

Bitcoin

Diante do crescente número de transações realizadas na rede do bitcoin, a nova tendência de mercado que está ganhando corpo é a cobrança dinâmica das taxas de transação no blockchain.

O Blockchain.info, um portal que reúne estatísticas relacionadas à tecnologia, anunciou que as operações realizadas a partir da carteira digital disponibilizada pelo site passarão a adotar uma estrutura de taxas que irá variar de acordo com o congestionamento da rede, alguma coisa parecida com o que faz a indústria da aviação na venda de bilhetes aéreos, que variam de acordo com a demanda.

Nos últimos meses, o crescimento do número de usuários da tecnologia e das transações tem provocado um estrangulamento no poder de processamento da blockchain. Como consequência, isso tem gerado lentidão na confirmação das operações. Com a nova proposta de taxas dinâmicas, espera-se que haja mais rapidez nesse processo.

Agora, quem movimentar bitcoins através da carteira da Blockchain.info pagará taxas que irão variar dependendo do tamanho da transação e das condições da rede. Ou seja, quando a atividade estiver elevada, os usuários receberão um aviso de “taxa alta” ao enviar bitcoins. Quando o trânsito na rede diminuir, a taxa também diminuirá.

Atualmente, a principal carteira utilizada no Brasil é a da coinBR.net, disponível para desktop, Android e iOS. Nesse caso, a taxa de processamento é padrão, estipulada em 0,0003 btc, o equivalente a R$ 0,50 por transação enviada.  

A ideia de pagar taxas pode assustar em um primeiro momento, mas o benefício para os usuários do blockchain é que eles poderão ter a certeza de que suas transações serão incluídas na cadeia rapidamente. Em diversas outras carteiras como a Armory, por exemplo, as taxas dinâmicas também estão presentes.

Em 2010, ainda nos primórdios da tecnologia Bitcoin, Satoshi Nakamoto, seu misterioso inventor, afirmou:

“Atualmente, o pagamento da taxa  é controlado manualmente com o paytxfee. Seria muito fácil fazer o software verificar automaticamente o tamanho dos blocos recentes para ver se ele deve pagar uma taxa. Nós estamos tão longe de atingir o limite, nós não precisamos disso ainda. De qualquer forma, é uma boa ideia ver primeiramente como as coisas vão acontecer controlando manualmente. Não é um grande problema se atingirmos o limite. Transações grátis só iriam demorar mais tempo para entrar em um bloco.”

Essa mudança na cobrança das taxas anunciada pela Blockchain.info nada mais é que uma reação ao número de transações crescentes e ao fato de que o tamanho do bloco permanece o mesmo, causando o atraso. Se o tamanho do bloco tivesse sido aumentado com o tempo, talvez a introdução das taxas dinâmicas não seria necessária nesse momento.

A tendência é que com a estrutura de taxas dinâmicas, as transações serão rápidas, confiáveis e pelo melhor valor, independente de quantas pessoas estão usando a rede Bitcoin. Historicamente, as transações realizadas em sua carteira tinham uma taxa padrão de 0.0001 btc.

05/04/2016 Compartilhar